A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou, na sexta-feira (26/11), no Diário Oficial de Minas, os nomes das escolas que se destacaram na 3ª Edição do Prêmio Escola Transformação.

A lista final foi gerada após análise dos recursos interpostos pelas unidades de ensino. Entre as escolas premiadas, oito são da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena (SRE/Barbacena) – EE “Antonino Teixeira de Carvalho” (Alto Rio Doce), EE “Urquiza Diniz Chagas (Senhora dos Remédios), EE “Padre Mestre Correa (Barbacena), EE “Santo Antônio” (Ibertioga), EE “Gabriela Ribeiro Andrada (Barbacena), EE “General Silvano Albertoni” (Barroso), EE “Sousa Leite” (Madre de Deus de Minas) e EE “Prefeito José Paulo de Assis” (Senhora dos Remédios).

Nesta edição, foram distribuídos 350 prêmios para 283 escolas da rede estadual de ensino. Ao todo, 219 unidades de ensino foram premiadas em apenas um nível de ensino, 61 em dois níveis e três nos três níveis de ensino (anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio).

Desde a segunda edição, as escolas que se destacam recebem premiações em dinheiro. Na terceira, serão distribuídos R$ 100 mil para cada um dos 350 prêmios, divididos em duas categorias. A categoria 1 premiará escolas com maiores pontuações no Inest-3, que considera os resultados da Segunda Avaliação Trimestral. Já na categoria 2, serão contempladas unidades de ensino com maiores variações percentuais positivas entre o Inest 2, que leva em consideração os resultados da Primeira Avaliação Trimestral, e o Inest-3.

Nesta edição, haverá ainda uma segunda fase de premiação, com mais R$ 100 mil distribuídos para as escolas premiadas, após a divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb 2021, caso se confirme o crescimento comparado ao resultado do Ideb 2019. Ou seja, a escola receberá mais R$ 100 mil se houver crescimento no Ideb entre 2019 e 2021, no mesmo nível de ensino em que ela foi premiada.

Para a execução do recurso recebido, as unidades de ensino contempladas receberão um portfólio de projetos pedagógicos, contendo um conjunto de ações que poderão ser realizadas, de acordo com a legislação vigente, e deverão selecionar, com anuência do Colegiado Escolar, as iniciativas que desejam implementar na escola.

O Prêmio

O “Escola Transformação” é uma iniciativa da SEE/MG que pretende reconhecer, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino. A partir da iniciativa, serão distribuídos até R$ 105 milhões para unidades de ensino que apresentarem os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem, conjuntamente.

Desde o início do ano letivo, estão sendo realizadas premiações que reconhecem as unidades de ensino que obtiverem os melhores resultados e maiores evoluções no Índice Escola Transformação (Inest). São considerados, ainda, a taxa de participação nas avaliações e a utilização, pelos professores, da plataforma online de ensino oficial da SEE/MG, o Google Sala de Aula.

Nas duas edições anteriores, quatro escolas da região já haviam sido premiadas – EE “Santa Rosa” (Paiva), EE “Francisco do Carmo” (Carandaí), EE “Prefeito José Paulo de Assis” (Senhora dos Remédios) e EE “General Silvano Albertoni” (Barroso), sendo que as duas últimas voltaram a ser premiadas na 3ª Edição.