A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresenta, aos educadores dos municípios que aderiram ao projeto Mãos Dadas, uma importante oportunidade de qualificação profissional.

A partir de uma parceria com as universidades estaduais de Minas Gerais, estão disponíveis diversas opções de formação para os profissionais.

Os cursos oferecidos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) estão com inscrições abertas até o dia 19 de outubro. O cadastro dos interessados deve ser feito pelo site da instituição. Clique AQUI para se inscrever. As graduações são gratuitas e os interessados podem escolher entre cursos de segunda licenciatura, na modalidade a distância, nas áreas de Artes, Física, Letras e Matemática. A previsão de início dos cursos é fevereiro de 2022.

O edital da UEMG foi divulgado em 13 de agosto e pode ser acessado clicando neste link. A participação de servidores da SEE/MG está regulamentada pela Resolução SEE nº 4.600/2021, que estabelece critérios para a inscrição e matrícula do servidor estadual.

As vagas ofertadas pela UEMG são destinadas aos Professores de Educação Básica (PEB) / Anos Iniciais do Ensino Fundamental da SEE/MG, que estejam no exercício de Regência de Turma ou atuando como Professor Eventual ou no Ensino do Uso de Biblioteca, em escola estadual de anos iniciais do ensino fundamental, inserida no Projeto Mãos Dadas.

Para confirmar se o município está inserido na iniciativa, o servidor pode entrar em contato com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de sua circunscrição.

Cursos Unimontes


A Unimontes ofertará vagas de especialização em Alfabetização e Letramento, Matemática, Gestão Escolar, Educação Especial e Ensino Religioso, além de novas vagas para cursos de segunda licenciatura nas áreas de Física, Letras e Matemática.

O edital constando os critérios para inscrição, matrícula e o cronograma do processo seletivo será divulgado em breve no site da Instituição. O curso de Gestão Escolar é voltado para servidores que possuam cargo efetivo de Professor de Educação Básica (PEB) ou de Especialista de Educação Básica (EEB) e estejam no exercício de cargo de provimento em comissão de diretor de escola estadual inserida no Projeto Mãos Dadas.

Mãos Dadas

O projeto prevê o investimento de mais de R$500 milhões, que podem ser destinados para a construção de escolas, aquisição de mobiliários, execução de obras e reformas, entre outros. A iniciativa traz benefícios mútuos para estado, prefeituras e para a melhoria da qualidade da educação pública ofertada aos estudantes mineiros. Ele possibilitará a aproximação das decisões pedagógicas e administrativas do município focadas nas verdadeiras necessidades dos alunos de anos iniciais, criando uma unidade pedagógica no ciclo da infância.

Ao aderir ao Mãos Dadas, o município recebe investimentos robustos de infraestrutura e apoio pedagógico. O objetivo é que eles tenham condições adequadas para absorver a demanda de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Além disso, a partir da adesão ao projeto, será possível que as prefeituras invistam, por exemplo, na ampliação da oferta da educação infantil. Já para o estado, a iniciativa permite que seja realizada a ampliação do Ensino Médio em Tempo Integral, a expansão da Educação Profissional e a oferta de mais vagas do Ensino Médio diurno, entre outros.

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062