Os interessados em conquistar uma vaga em um dos cursos técnicos gratuitos do Trilhas de Futuro já podem consultar o novo Catálogo de Cursos.

O documento conta apenas com as vagas residuais da iniciativa, ou seja, aquelas que foram atribuídas a candidatos nas fases anteriores, mas que não tiveram a matrícula efetivada e que agora voltam a ficar disponíveis para novos candidatos.

Em Barbacena, existem cerca de 200 vagas disponíveis para diversos cursos técnicos, como Design de Interiores, Enfermagem, Marketing, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecânica e Edificações, entre outros. A relação completa está no Catálogo de Cursos, que pode ser consultado no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. Nele estão disponíveis informações como curso, turno, número de vagas e instituição ofertante. 

Vagas residuais

O período de matrícula para as vagas residuais será de 6 a 18 de outubro e os candidatos devem ficar atentos! Nesta etapa, diferentemente das anteriores, os interessados não farão a inscrição pelo site do Trilhas de Futuro. Eles deverão consultar o Catálogo de Cursos e se dirigir diretamente até a instituição ofertante.

Estão disponíveis cerca de 11 mil vagas residuais. Para a efetivação da matrícula será adotado o critério cronológico, ou seja, ordem de chegada na instituição. Então, se no momento de fazer a matrícula, a vaga não estiver mais apresentada como opção, é porque ela já foi ocupada por outro candidato. Confira no site do Trilhas o horário de atendimento de cada instituição para as vagas residuais.

Poderão participar desta etapa, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino. Não há limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes. 

A iniciativa

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Ao todo, foram ofertadas 75 mil vagas, em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos técnicos.

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062