Está disponível para os alunos da rede pública estadual de Minas a segunda Avaliação trimestral. Os testes podem ser acessados até o dia 17 de setembro, via aplicativo Conexão Escola 2.0 e web, através do link:

https://avaliacaoemonitoramentosimave.caeddigital.net/#!/pagina-inicial. Na aplicação impressa, destinada aos estudantes que não possuem dispositivos/equipamentos e/ou acesso à internet, os cadernos de teste são entregues juntamente com o material impresso do terceiro volume do Plano de Estudo Tutorado (PET).

A realização das provas é obrigatória e contará como carga horária para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. No caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelas especificidades da modalidade, os testes serão opcionais.

A Avaliação Trimestral pretende contribuir para fornecer subsídios ao professor para constatar se os objetivos de ensino estabelecidos foram atingidos. Além disso, a intenção da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) também é levantar dados para que se possa trabalhar a recuperação de eventuais defasagens e garantir que o conteúdo possa ser assimilado.

A partir do desempenho no teste pelo aluno, será feito um plano de estudos individual, com as indicações do conteúdo que deve receber mais atenção e qual o material pode ser usado para cumprir o objetivo. Os resultados serão compartilhados também com os professores e diretores. Portanto, a prova deve ser feita sem consulta. Assim, será possível ter um diagnóstico mais fiel da realidade de cada aluno da rede.