A Superintendente Regional de Ensino de Barbacena, Patrícia Russo Coelho Lima, comunica que as aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Barbacena só serão retomadas no mês de agosto.

Embora a microrregião de Barbacena esteja na onda amarela do programa Minas Consciente, do Governo do Estado, a Prefeitura Municipal publicou, na última sexta-feira, dia 03 de julho, o Decreto 8.933/2021, que prevê o retorno escalonado, a partir do dia 02 de agosto.

De acordo com o decreto da Prefeitura, as atividades presenciais começarão pela educação infantil. O retorno das turmas do ensino fundamental e do ensino médio estão previstos para acontecerem entre 16 de agosto e 13 de setembro, mas na rede estadual dependerá de definição da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais de quais as turmas estarão aptas a retornarem naquele momento.

Vale lembrar que o retorno das escolas da rede pública estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis. Além disso, só é autorizado em municípios em que a Prefeitura Municipal não publicou decreto impeditivo.

Além de Barbacena, outros 17 municípios também publicaram decretos, sendo eles: Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Andrelândia, Antônio Carlos, Bias Fortes, Capela Nova, Carandaí, Cipotânea, Desterro do Melo, Ibertioga, Mercês, Oliveira Fortes, Paiva, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santana do Garambéu e Senhora dos Remédios.

Os retornos em Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande e São Vicente de Minas estariam autorizados, mas não acontecem por enquanto porque as cidades estão na onda vermelha do Minas Consciente e, neste caso, está previsto apenas o retorno nos anos iniciais do ensino fundamental. Como em nenhum desses municípios as escolas da rede pública estadual ofertam essas turmas, as atividades continuam remotas integralmente.

Em Santa Rita de Ibitipoca, a Escola Estadual Zequinha de Paula está em obras, o que também inviabiliza o retorno presencial nesse momento. Dos 24 municípios da jurisdição da SRE/Barbacena, portanto, apenas duas estariam em condições de adotar o retorno no dia 12 de julho, segunda-feira próxima, mas a informação que se tem é que as Prefeituras estão finalizando o decreto impeditivo, que será publicado nos próximos dias. São os casos de Aracitaba e Barroso. Desta forma, as atividades continuarão sendo remotas em todas as escolas da rede pública estadual que pertencem à SRE/Barbacena.

Patrícia Russo Coelho Lima

Superintendente Regional de Ensino de Barbacena