A cidade de Barbacena foi escolhida pela Federação Mineira de Xadrez (FMX) como polo de desenvolvimento do esporte.

De acordo com a Federação, várias ações estão acontecendo como parcerias, realização de cursos e também de torneios envolvendo os estudantes da região, tendo o Olympic Clube à frente, como filiado à FMX.

Com apoio da Superintendência Regional de Ensino (SRE), Prefeitura de Barbacena e do IF Sudeste MG – Campus Barbacena, estão acontecendo duas capacitações de professores e pessoas interessadas no xadrez. A primeira capacitação aconteceu nos dias 19 e 20 de junho e a abertura das atividades contou com as presenças da Superintendente Regional de Ensino de Barbacena, Patrícia Russo Coelho Lima, do Vice-prefeito Aloísio Dias, da Presidente e do Vice-presidente da Federação Mineira de Xadrez, Luciane Spúlveda e Ricardo Salim, e da coordenadora do curso de Educação Física do IF Sudeste, Scheila Antunes, além do professor e mestre nacional em xadrez, Júlio Lapertosa, responsável pela capacitação.

A segunda turma está marcada para os dias 03 e 04 de julho. Devido à alta procura, a FMX resolveu expandir o número de vagas inicialmente previstas, que era de 200. A capacitação de “Facilitador do Xadrez Escolar” é totalmente gratuita e está sendo feita na forma on-line. Para se inscrever, basta que o interessado preencha o formulário: https://docs.google.com/forms/d/1SnaZp4W2SkO3wVpVtr0ud553YeDCI2jd7LGv_8bAmZc/edit.

A Federação Mineira de Xadrez fornecerá certificado de participação. O curso começa às 8h de sábado. Segundo a FMX, o curso terá duração de 16 horas/aula e capacitará os professores para que eles utilizem o xadrez em sala de aula, como mais uma ferramenta à mão do professor na arte de ensinar.

O Polo de Desenvolvimento de Xadrez (PDX-MG) é fomentado em seis cidades mineiras sob a supervisão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), após um projeto apresentado pela Federação Mineira junto ao Governo Estadual. João Pinheiro, Sete Lagoas, Barbacena e Nova Lima estão entre as seis cidades escolhidas para o PDX-MG.