É aluno do ensino médio e quer estudar em uma escola que lhe ajude a escrever seu próprio futuro? Então você precisa conhecer as escolas mineiras que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Nelas, os jovens podem realizar atividades integradoras que auxiliam na construção do seu projeto de vida, aprendem técnicas de estudos e vivenciam atividades que promovem o protagonismo.

Para auxiliar os estudantes a conhecerem melhor as características e as propostas executadas no Ensino Médio em Tempo Integral, os sites da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o Quero Integral reúnem informações sobre o programa. No site Quero Integral está disponível, por exemplo, a lista de unidades de ensino mineiras que ofertam o EMTI, é só acessar para ter mais dados sobre o assunto.

Para fazer parte de uma dessas escolas da rede pública estadual de Minas Gerais é fácil! Se você não se inscreveu no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) ano passado, mas tem interesse em se matricular em uma escola de EMTI, poderá fazer a inscrição a partir do dia 25 de fevereiro para as vagas remanescentes.A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) fará a divulgação das informações do processo nas suas redes sociais, na página oficial e no site Quero Integral.

EMTI em Minas Gerais

Em Minas Gerais, a atual gestão está expandindo o número de escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral na rede pública estadual. Em 2019, 78 unidades ofertaram o ensino integral. Em 2020, com a expansão, o número subiu para 274. Já em 2021, são 399 escolas de EMTI, distribuídas nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), ofertando mais de 67 mil vagas.
As escolas que integram o EMTI contam com ações mais focadas no projeto de vida dos jovens e no protagonismo juvenil. Além do aprofundamento acadêmico, o principal objetivo é dar ao estudante os instrumentos para que ele possa pensar, planejar e se preparar para alcançar o que quer para o seu futuro. Além disso, os jovens serão estimulados a encontrar qual é sua vocação para os próximos passos ao finalizar a educação básica.
Do total de escolas EMTI, 66 ofertam cursos técnicos. Em todo o estado, são 15 diferentes opções de cursos: Açúcar e Álcool; Agroecologia; Agronegócio; Agropecuária; Celulose e Papel; Desenvolvimento Cultural; Desenvolvimento de Sistemas; Eletroeletrônica; Eletrônica; Informática; Logística; Mecânica; Química; Segurança do Trabalho; e Transações Imobiliárias.