Alunos do ensino médio, ensino médio de tempo integral (EMTI) e EMTI Profissional da rede pública estadual de ensino têm até esta quarta-feira (7/10) para realizar a Avaliação Diagnóstica.

A prova, disponibilizada pelo aplicativo Conexão Escola (que deve ser atualizado), não vale pontos. No entanto, funciona para verificar a aprendizagem durante o Regime de Estudo não Presencial.

Até o final do mês de outubro, os alunos dos anos finais e os dos anos iniciais do ensino fundamental também vão fazer a Avaliação Diagnóstica.

Como acessar

Para realizar a prova, é preciso acessar o aplicativo Conexão Escola e clicar na aba “seus estudos”. Em seguida, selecionar “avaliação diagnóstica” e escolher o conteúdo. Durante a resolução, é possível voltar e revisar as questões. Clique aqui e confira o passo a passo para realizar o exame.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou um texto com as perguntas mais frequentes sobre a Avaliação Diagnóstica. Para acessar o material, clique aqui.

Estudantes que não têm acesso à internet receberão a prova impressa em casa.

Cronograma

O anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) vão fazer a prova entre os dias 19 e 21/10. Já os anos iniciais do ensino fundamental (2º ao 5º ano) farão a avaliação entre os dias 26 e 28/10.

Conteúdo

A Avaliação Diagnóstica é baseada no conteúdo do Plano de Estudo Tutorado (PET), principal ferramenta do Regime de Estudo não Presencial, que vem sendo desenvolvido desde maio na rede pública estadual de ensino em razão da suspensão das atividades presenciais em prevenção à covid-19.

A partir dos resultados na Avaliação Diagnóstica, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos que trará indicações de materiais de revisão ou aprofundamento. Professores também terão acesso ao material, que poderá ser usado para determinar atividades de revisão e ou fixação de conteúdos.