Até o dia 30 de junho, estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país podem se inscrever para participar da edição deste ano do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Podem participar estudantes do ensino médio regular ou da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou técnico, com idades entre 16 e 22 anos. A iniciativa é realizada pela Câmara dos Deputados.

Para participar do PJB, o aluno deve preencher uma ficha de inscrição on-line, anexar um projeto de lei de sua autoria (de tema livre e impacto nacional) e também a documentação necessária.

As inscrições devem ser feitas na página do Parlamento Jovem Brasileiro ou pelo WhatsApp da iniciativa (61) 3216-1867 (o número é fixo, mas recebe mensagens). Vale ressaltar que, em função da pandemia da Covid-19, excepcionalmente nesta edição do Programa, não serão admitidas inscrições pelos Correios para o Estado de Minas Gerais.

Clique aqui para fazer a inscrição.

Serão selecionados 78 projetos de lei. O número de vagas para deputados jovens por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. Minas Gerais, por exemplo, conta com 53 deputados e terá direito a indicar oito jovens.

A iniciativa

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados. O PJB tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o nosso país.