Com o advento da pandemia e a necessidade de uso de novos meios para se comunicar com a comunidade escolar, o NTE, com o apoio da Superintendente Regional de Ensino, Patrícia Russo Coelho Lima, vem promovendo capacitações na forma online para os colaboradores da SRE Barbacena e também para os professores e Diretores das Escolas Estaduais na nossa Regional, foram cerca de 200 pessoas capacitadas até agora. A Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais, faz uso das plataformas Google G Suíte for Education, sendo assim, os colaboradores contam com uma conta de e-mail com recursos como Google Drive, Google Meet, dentre outros para uso no dia a dia de trabalho e também para efetuar a comunicação com os alunos, que neste período estão estudando remotamente.

Capacitação online com as Escolas

Nesse sentido, para preparar todos os colaboradores para uso efetivo dessas ferramentas, o NTE vem fazendo um cronograma de capacitações. No mês de Abril, foi ofertada a capacitação de Google Drive para a Equipe pedagógica e DIRE, posteriormente, foram ofertadas as capacitação de Google Meet para os Diretores das 54 Escolas atendidas pela SRE Barbacena e, também, para a equipe dos inspetores, equipe pedagógica, DIRE e Gabinete, outra capacitação de Google Drive também foi oferecida, dessa vez direcionada as 54 Escolas (diretores, professores e administrativo), Gabinete e a Equipe de Inspetores da SRE.

Após os cursos, tivemos muitos retornos satisfatórios sobre a forma de ministrar a capacitações, temas abordados e material disponibilizado, a Diretora Maria Aparecida Gonçalves Abreu, da Escola Estadual “Senhora das Dores” nos disse que “Durante o curso, fui fazendo passo a passo como usar o DRIVE e percebi que é uma ótima ferramenta e não é tão difícil de usar. Tenho aprendido muito com essa turma. Parabéns pelo ótimo trabalho. Estejam sempre conosco!! Precisamos muito de vocês, nesse momento com essa mudança virtual.”, já para Cadimiel Gomes, diretor da Escola Estadual Zequinha de Paula, “o curso foi excelente. Atendeu a todas as minhas expectativas. Foi excelente, didático e muito interessante. A equipe do NTE está de parabéns e sempre atendendo as nossas demandas e nos auxiliando com todo o suporte necessário.”

O NTE está colhendo os feedbacks de todos que participaram das capacitações e, nesse momento, preparando novos materiais para continuar oferecendo capacitações e suporte a todos, agora  que, cada vez mais, a tecnologia passa a ser necessária nesse momento de distanciamento social.