A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresentou, nesta terça-feira, 12, o Regime de Estudo não Presencial para os alunos da rede pública estadual. O conjunto de ferramentas foi pensado e desenvolvido pela equipe da SEE/MG com o apoio das redes municipais. A medida pretende minimizar os efeitos da necessidade de suspensão das aulas presenciais, determinada pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para proteger vidas, evitando a aglomeração e circulação de pessoas. 

Em vídeo, a Secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, destacou a importância da iniciativa e o formato usado para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizado dos estudantes neste período. Ao lançar o Regime de Estudo não Presencial, ela enfatizou que a estratégia é mitigar os efeitos do distanciamento social na vida das famílias e fazer com que a rotina  de aprendizado seja garantida neste momento.

“Sabemos que nada substitui a relação presencial entre alunos e professores em sala de aula. Mas é nossa função garantir a continuidade dos estudos de nossas crianças e jovens mineiros da melhor forma possível”, destacou.

Ainda de acordo com a Secretária, todas as ferramentas foram pensadas considerando as diversas realidades vivenciadas no estado e, neste momento inicial, o importante é que as atividades sejam retomadas tornando todas as precauções que o momento exige, de acordo com as orientações da SES. Ela explicou que a primeira semana será para que os alunos e professores se aproximem do material. “Essa próxima semana será uma semana muito tranquila, para que vocês, professores e alunos, possam ir se reaproximando das atividades escolares de forma serena e muito compreensiva a esse momento sensível e cuidadoso pelo qual todos nós estamos passando”, disse.

O importante papel dos gestores das escolas também foi lembrado pela secretária durante sua fala. Ela classificou o trabalho e a organização dos diretores como “essenciais” durante o processo de concepção do modelo e na viabilização das ferramentas do Regime de Estudo não Presencial.

Foram desenvolvidas três principais ferramentas para alunos e professores utilizarem nas aulas à distância durante o período em que as atividades presenciais para os estudantes estão suspensas.

A primeira delas está disponível desde ontem, terça-feira: os Planos de Estudos Tutorados (PETs), que são apostilas com o conteúdo das disciplinas que será desenvolvido ao longo do período. O material trará o conteúdo teórico e atividades para serem feitas ao longo das semanas e deverá ser baixado no site www.estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

O material foi elaborado por ano de escolaridade, considerando o Currículo de Referência de Minas Gerais (CRMG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A distribuição aos alunos também pode ser pelos meios virtuais, via site, e-mail e Whatsapp.

Já os alunos que não tem acesso à Internet, receberão o material impresso. A organização do processo de entrega do PET impresso aos estudantes deverá ser feita pela escola em estreito diálogo com as Secretarias Municipais de Educação, por meio do aproveitamento dos trabalhadores em deslocamento das prefeituras, dos segmentos representativos das respectivas comunidades, entre outras possibilidades que sejam adequadas a cada comunidade escolar. 

Programa de TV 

Na segunda-feira, 18, estreia o programa “Se Liga na Educação”, que vai exibir aulas que serão transmitidas pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, pela manhã. As aulas vão priorizar os conteúdos que os alunos têm mais dificuldades e, além disso, uma hora da programação será transmitida ao vivo, permitindo que os estudantes possam interagir e tirar dúvidas.

Os conteúdos foram distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática será linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física). Na terça-feira o assunto é Ciências Humanas (História e Geografia). Matemática será estudada na quarta-feira. Quinta será a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). E na sexta-feira uma programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Rede Minas está presente em 186 municípios, e a expectativa da SEE é que a programação chegue a cerca de 1 milhão de alunos da rede. Além disso, segundo a Diretoria Técnica da emissora, existem hoje no Brasil cerca de 20.000.000 de antenas parabólicas que podem receber o sinal da Rede Minas via satélite. Assinantes da Net e da Oi TV também têm o sinal da Rede Minas. 

Conexão Escola 

Já a partir da segunda-feira, 18, será disponibilizada a terceira ferramenta: o aplicativo para dispositivo móvel Conexão Escola. Na plataforma, alunos e professores terão acesso aos PETs e ainda poderão encontrar as aulas já exibidas no programa “Se Liga na Educação”. O aplicativo está disponível na loja Google Play Store e, em breve, estará também na Apple Store.

A navegação no Conexão Escola será paga pelo estado, não descontando do plano de dados do aluno ou do professor enquanto estiver conectado no aplicativo. A partir de 25 de maio, o aplicativo ficará ainda mais incrementado, passando a disponibilizar a função de chat, que vai possibilitar a interação entre alunos e seus professores de sala de aula.

A ferramenta ainda possibilitará que alunos e professores interajam em salas virtuais para facilitar o entendimento do conteúdo e também solucionar dúvidas sobre as disciplinas e as atividades de fixação.

Além disso, todos os materiais e o guia prático de como acessar os PETs, o programa “Se Liga na Educação” e o Conexão Escola estarão no site www.estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também nas redes sociais e no site da Secretaria de Estado de Educação: www.educacao.mg.gov.br

SRE Barbacena 

A Superintendente Regional de Ensino de Barbacena, Patrícia Russo Coelho Lima, encaminhou ontem mesmo todo o material elaborado pela SEE/MG aos Diretores das 54 escolas da rede pública estadual das 24 cidades que fazem parte da jurisdição da SRE/Barbacena. Segundo ela, o Regime de Estudo não Presencial “reforça o compromisso do Governo do Estado com os alunos da rede estadual e possibilita a estes o acesso à Educação mesmo durante o impedimento das aulas presenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus”.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062