Até o dia 20 de março, escolas municipais, estaduais, federais e privadas de todo o país podem se inscrever para participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os alunos interessados devem se inscrever diretamente com os professores nas escolas, que preencherão a ficha de inscrição, através do site da Obmep – www.obmep.org.br. As inscrições foram abertas na última segunda-feira, dia 10.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a maior competição científica do país é destinada aos estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino Médio.

As provas da 1ª fase serão realizadas no dia 26 de maio e as da 2ª fase serão aplicadas no dia 26 de setembro. Elas serão distribuídas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (qualquer ano do Ensino Médio).

Os aprovados para a segunda etapa vão ser conhecidos em 9 de julho, e a divulgação dos premiados será em 8 de dezembro. Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC). Os professores das escolas participantes também recebem prêmios.

Os inscritos podem se preparar através de material elaborado e disponibilizado pela organização, como videoaulas, banco de questões, provas de edições anteriores, simulados, apostilas e links interessantes.

A Obmep

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). A Obmep contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Ano passado, foram mais de 18 milhões de estudantes de todo o país inscritos.

Participação mineira

Os estudantes das escolas públicas de Minas Gerais se destacaram na edição de 2019 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Eles ganharam, ao todo, 1.070 medalhas, sendo 85 de ouro, 242 de prata e 743 de bronze.