Começou, nesta segunda-feira, dia 10, o ano letivo nas escolas da rede estadual de Minas Gerais. Segundo o Calendário Escolar 2020, estabelecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a data marca o retorno às aulas de estudantes que já integram a rede e também novos alunos. Ao todo, 1,8 milhão cursam os ensinos fundamental, médio e profissionalizante nas unidades estaduais.

O calendário é unificado em todas as escolas o que garante melhorias no planejamento e no reforço no conceito de rede. O recesso de julho será entre os dias 13 e 25. O fim do ano letivo está previsto para o dia 16 de dezembro e do ano escolar para o dia 18 do mesmo mês.

Datas importantes para a organização e a gestão das unidades escolares de ensino também constam no calendário, como o período de duração dos bimestres, de realização dos conselhos de classe e reuniões com os responsáveis, além de datas para lançamento de resultados bimestrais por diretores e professores, por exemplo.

Para este ano, uma das principais novidades é a ampliação das vagas no ensino médio de tempo integral. A modalidade, que neste ano terá cerca de 40 mil vagas, permite que o estudante passe mais tempo na escola, o que contribui para que ele possa se dedicar aos estudos e também aprender uma profissão, no caso de quem optar pelo ensino médio de tempo integral profissionalizante. Em 2020, a iniciativa será oferecida em 281 escolas estaduais mineiras, das 47 Superintendências Regionais de Ensino.

Currículo Referência

O Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para a educação infantil e o ensino fundamental estará efetivamente nas salas de aula a partir deste ano. Para que os educadores possam trabalhar o documento da melhor forma, as escolas mineiras discutiram o CRMG ao longo de 2019.

O documento, homologado em dezembro de 2018, foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras e de um trabalho em regime de colaboração entre a SEE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional de Minas Gerais (Undime-MG).