Dez escolas da rede estadual de ensino da região de abrangência da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena oferecem, este ano, o Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) para seus alunos. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) aumentou de 78 para 281 o número de escolas contempladas pelo programa em todo o Estado. Pela primeira vez, a disponibilização dos cursos foi determinada pela demanda de empregabilidade regional.

 

Educadores das escolas contempladas participaram, durante toda a semana, de uma
formação que teve como objetivo apresentar a metodologia para os profissionais
Crédito – SEE/MG

O Ensino Médio Integral permite aos alunos um tempo maior de permanência nas escolas e, com isso, a possibilidade de aprender mais. A programação começa de manhã e se estende pelo turno da tarde, sendo servidas refeições durante o dia. Os professores e a equipe escolar acompanham tudo de perto e os estudantes têm, além das aulas das disciplinas regulares, atividades voltadas para o seu crescimento pessoal e profissional. Nestas instituições, os jovens serão estimulados a encontrar qual é sua vocação para os próximos passos ao finalizar a educação básica.

A SEE/MG tem como parceira neste projeto o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), empresa privada que presta assessoria gratuita, disponibilizando orientações e atividades diversificadas que proporcionam um aprendizado dinâmico e voltado para a formação do estudante como um todo, através de um projeto de vida.

Formação 

Durante toda esta semana, professores, especialistas da Educação Básica e vice-diretores dessas unidades escolares participaram de uma formação que teve como objetivo apresentar a metodologia para os profissionais. “A partir dessa formação, os educadores estão conhecendo a organização e o que será trabalhado durante o ano letivo no EMTI. É um momento importante que contribui para que todo o processo de implementação, para que os profissionais conheçam melhor a proposta e possam transmitir para os alunos de uma forma bastante fundamentada”, ressaltou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Faria.

A formação aconteceu em polos localizados nas cidades de Araxá, Belo Horizonte, Caxambu, Coronel Fabriciano, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Pirapora e Uberaba. 

Educação Profissional e Projeto de Vida 

Em Minas Gerais, serão dois modelos de Ensino Médio de Tempo Integral nas escolas estaduais. Em 42 unidades escolares, o ensino médio será integrado à educação profissional. Para a definição das escolas, foram priorizadas unidades de ensino com maior vulnerabilidade e municípios sem oferta da educação integral para estudantes do ensino médio.

A Escola Estadual Embaixador José Bonifácio, em Barbacena, ofertará o curso de Informática. Para a especialista em Educação Básica, Luzia Neves Santana, a iniciativa trará uma oportunidade ímpar para os alunos. “Nossa escola fica em uma área carente e já tínhamos observado que era necessário trazer novas perspectivas para os estudantes, principalmente, aquelas voltadas para o mercado de trabalho. Os alunos estão bem envolvidos e ansiosos”, conta.

Sobre a formação da qual participou nos últimos dias, a educadora destaca que vai ajudá-la a desenvolver um bom trabalho em sua escola. “Tivemos a oportunidade de conhecer os eixos que vamos trabalhar e a metodologia. Os depoimentos dos alunos que já participaram da educação integral nos mostraram a diferença que a iniciativa fez na vida deles e que podemos levar isso para os nossos alunos”, enfatiza.

Em outras 239 escolas, o foco será o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida. Neste outro modelo de Ensino Médio de Tempo Integral, além do aprofundamento acadêmico, o principal objetivo é dar ao estudante os instrumentos para que ele possa pensar, planejar e se preparar para alcançar o que quer para o seu futuro.

De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) os alunos formados no Ensino Médio de Tempo Integral possuem 17% mais de chance de ingressarem no ensino superior. Confira, no quadro abaixo, as escolas da região que oferecem o Ensino Médio de Tempo Integral este ano. 

Ensino Médio Integral 

Antônio Carlos

E. E. Lima Duarte

Aracitaba

E. E. Coronel Francisco Homem

Barbacena

E. E. Professor João Anastácio

Barbacena

E. E. Senhora das Dores

Barroso

E. E. Cônego Luiz Giarola Carlos

Oliveira Fortes

E. E. Rubem Esteves Ruffo

Paiva

E. E. Santa Rosa

Ressaquinha

E. E. Galdino Ananias de Santana


Ensino Médio Integral Profissional
 

Barbacena

E. E. Embaixador José Bonifácio

              Informática

Carandaí

E. E. Deputado Patrús de Sousa

               Informática e Logística

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062