Uma nova reunião na sede da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena sobre o alinhamento de estratégias e atividades para o Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) foi realizada na manhã desta sexta-feira, 13. A superintendente Patrícia Russo C. Lima, analistas de educação da Diretoria Educacional da SRE e diretores das escolas contempladas pelo programa do Governo do Estado definiram planos de ações e traçaram os objetivos a serem cumpridos durante o ano letivo. Na última semana, já havia acontecido uma reunião com as especialistas em Educação destas escolas, também nas dependências da SRE.

FOTO – SRE/Barbacena – Gabinete

Na região, são oito as escolas que oferecem o EMTI a seus alunos: E. E. Lima Duarte (Antônio Carlos), E. E. Coronel Francisco Homem (Aracitaba), E. E. Professor João Anastácio (Barbacena), E. E. Senhora das Dores (Barbacena), E. E. Cônego Luiz Giarola Carlos (Barroso), E. E. Rubem Esteves Ruffo (Oliveira Fortes), E. E. Santa Rosa (Paiva) e E. E. Galdino Ananias de Santana (Ressaquinha). Outras duas escolas oferecem o Ensino Médio Integral Profissional, totalizando dez escolas no programa – E. E. Embaixador José Bonifácio (Barbacena), com o curso de Informática e E. E. Deputado Patrús de Souza (Carandaí), com os cursos de Informática e Logística.

O Ensino Médio Integral permite aos alunos um tempo maior de permanência nas escolas e, com isso, a possibilidade de aprender mais. A programação começa de manhã e se estende pelo turno da tarde, sendo servidas refeições durante o dia. Os professores e a equipe escolar acompanham tudo de perto e os estudantes têm, além das aulas das disciplinas regulares, atividades voltadas para o seu crescimento pessoal e profissional. Nestas instituições, os jovens são estimulados a encontrar qual é sua vocação para os próximos passos ao finalizar a educação básica.

A SEE/MG tem como parceira neste projeto o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), empresa privada que presta assessoria gratuita, disponibilizando orientações e atividades diversificadas que proporcionam um aprendizado dinâmico e voltado para a formação do estudante como um todo, através de um projeto de vida. Em 2020, o Governo ampliou o programa, elevando para 281 o número de escolas em todo o Estado com o EMTI.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062