Com o intuito de fazer um balanço dos últimos seis meses e alinhar as iniciativas que serão realizadas ao longo do ano, representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG) e da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena (SRE/Barbacena) estão desenvolvendo uma série de atividades durante esta semana. O tema é a Gestão Integrada de Educação Avançada (Gide), metodologia que integra o Programa Gestão pela Aprendizagem, do Governo do Estado, voltado para o ensino fundamental e que tem como foco o fortalecimento da gestão escolar.

 
FOTO – SRE/Barbacena – Gabinete
 

Na segunda-feira, dia 09, foram duas reuniões, ambas na sede da SRE/Barbacena. Na parte da manhã, participaram a superintendente Patrícia Russo C. Lima, a diretora educacional e coordenadora da Gide em Barbacena, Patrícia Alvim, as representantes da FDG Sâmia Gabriela Ribeiro e Fernanda Martins e a analista educacional da Diretoria de Educação Infantil e Ensino da SEE/MG, Rubia Fernandes, além das analistas educacionais Andréa Castro de Carvalho e Izabel Amaral e da supervisora da Diretoria Educacional Silvânia Fonseca, todas da SRE/Barbacena. Na parte da tarde, juntaram-se a elas diretoras e especialistas das escolas contempladas pelo programa nas cidades da região.

Nesta terça, dia 10, uma equipe formada por representantes dos três órgãos – SEE/MG, SRE/Barbacena e FDG – seguiu para Barroso, onde visita as Escolas Estaduais Prefeito Geraldo Napoleão de Souza e General Silvano Albertoni, contempladas pelo programa. 

 

A equipe fica no município até quarta-feira e, na quinta-feira, 12, visita a Escola Estadual São Miguel, em Barbacena. Nestas visitas, são analisados os resultados do último semestre e traçadas estratégias para a continuidade da metodologia.

O programa 

Desde o ano passado, a partir de uma parceria com a FDG, 256 escolas que oferecem o ensino fundamental em todo o Estado passaram a contar com a aplicação de uma metodologia conhecida como Gide, que unifica e direciona os esforços e recursos da escola em metas e ações para a melhoria de seus resultados e processos.

A Gide é apoiada em um indicador próprio, o Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS), que possibilita um diagnóstico mais rápido e assertivo das causas prioritárias que influenciam os resultados escolares. 

 

 

 
FOTO – SRE/Barbacena – Gabinete
 
Nesse sentido, com o diagnóstico da realidade gerencial, a escola poderá elaborar um plano de ação focado na melhoria dos resultados de aprendizagem. Na região de jurisdição da SRE/Barbacena, seis escolas fazem parte da Gide. Além das três que serão visitadas esta semana, são contempladas ainda outras três: E. E. Doutor José Otávio Couto Mota (Alto Rio Doce), E. E. Adelaide Bias Fortes (Barbacena) e E. E. Prefeito José Paulo de Assis (Senhora dos Remédios). 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062