Até o dia 3 de agosto, jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no tempo certo e pretendem voltar a estudar podem se inscrever em uma das 1.488 escolas da rede estadual de ensino que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para se inscrever é necessário que o interessado entre em contato com uma das unidades de ensino que ofertam a modalidade.

Na EJA, o estudante conclui o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio. Para participar da modalidade de ensino é necessário ter completado 15 anos para ingressar no ensino fundamental anos finais e 18 anos para ingressar no ensino médio, até a data de início do semestre letivo.

As aulas terão início no dia 3 de agosto e serão ministradas inicialmente de forma remota, por meio do Regime de Estudo não Presencial, implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) durante a pandemia da Covid-19.

Clique AQUI e confira a lista de escolas que ofertam a EJA
Clique AQUI para acessar os contatos das escolas da rede estadual de ensino

EJA Novos Rumos

Desde o ano passado, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está trabalhando para reformular a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e fazer com que a modalidade de ensino seja mais focada nas realidades dos estudantes que desejam concluir a formação em um tempo mais curto. O conjunto de ações voltadas para o aperfeiçoamento da proposta é chamado de EJA Novos Rumos e já tem mostrado resultados positivos.

Entre as ações realizadas na EJA Novos Rumos está a formação dos professores e a oferta de conteúdos mais focados nas realidades dos estudantes que desejam concluir a formação em um tempo mais curto.

Qualificação
Outra ação importante para o fortalecimento da modalidade é que os estudantes da EJA Novos Rumos têm prioridade na participação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que serão ofertados pela SEE/MG a partir do segundo semestre deste ano. O curso FIC tem a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mundo do trabalho de maneira rápida e eficiente.